"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Nossa personalidade: o resultad do misto de tudo o que presenciamos ao longo da vida...


Hoje, na aula de linguistica, discutimos muito sobre Analise do discurso e aplicamos isso a um video do Luis Carlos Prates que esta gerando polemica no you tube... Varias opinioes e uma funcao.. E natural, ha pessoas que gostam e outras que nao gostam, mas sabe o que acho muito interessante na natureza humana... Nos temos essa facilidade de por nao gostar de determinado aspecto de uma coisa, anular todas as outras... Muitas pessoas nao gostam de alguem, por um unico motivo, mas esse motivo faz com que a pessoa nao tenha nenhuma chance de mostrar qualquer coisa de boa... Engracado, nunca tinha parado pra pensar nisso, ou se tinha, nao me dei conta do quanto o ser humano e bobo... Afinal, nos todos nos adequamos as situacoes... Ninguem pode dizer, eu estava sendo eu, sou autentica... Cara, ninguem e autentico, e uma questao simples de linguagem.. [ai eu quero estudar psicologia], as pessoas vao formando suas ideias pelo mundo, pelo convivio com as pessoas, pelas sensacoes que vivem, pela sua nocao de espaco no mundo.. E essa classificacao de como nos mostraremos em determinada ocasiao, essa adequacao nao significa que sejamos duas caras ou coisas do genero, e uma coisa que fazemos inconscientemente, na verdade... Nos reconhecemos ou nos colocamos em uma posicao em cada situacao e a partir disso escolhemos as palavras que empregaremos e todo o resto.. Eu gosto tanto de analise do discurso que sempre me encrenco com ela... Vivo interpretando o que as pessoas falam, mas acabo causando problemas de relacionamento, porque como estamos aprendendo na faculdade toda essa questao de interpretacao tem a ver com cada detalhe da minha vida, da vida da pessoa que esta falando... e muitas vezes nao somos felizes nas nossas escolhas de palavras... Enfim, neh!? Como eu falei em outro post, as palavras sao muito poderosas quando alguem esta ouvindo, se trocamos uma virgula de lugar, podemos nos comprometer e o uso insensato ou inapropriado das palavras fazem com que muitas vezes grandes ideias e colocacoes, como varias do Prates se percam na antipatia do publico... Mas tudo isso tambem e uma jogada de marketing, como tudo o que e veiuculado na midia... Calculado e direcionado ao gosto do publico... Procuro nao antipatizar totalmente com alguem, as vezes e dificil, como no caso daquele Hamilton, que se DEus quiser eu nao vou terei o desprazer de assistir novamente, o que e um erro tambem, porque ele deve ter suas qualidades... mas acredito que nao como palestrante, entao.. Ficamos sem assistir mais nada dele... mas de repente, eu possa ate ler algum artigo ou coisas do genero.. As pessoas nunca sao so boas ou so ruins, precisamos entrar no processo, meio dificil, mas necessario, de aproveitar o que as pessoas tem de bom e ignorar o que nao gostamos... GEralmente quando nao gostamos de algo ou de alguem, nao damos nem ao menos uma oportunidade de aproveitar qualquer coisa que venha daquela pessoa... Ai, os seres humanos sao dificeis, nao!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário