"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quanto mais vivemos, mais aprendemos... As vezes nao do melhor jeito...



Ai, depois de três dias sem escrever, chego ate me sentir meio estranha... Estive viajando e como sempre que viajamos, pensei em muitas coisas, realizei outras, senti falta de inutilidades, aprendi coisas, chorei, ri.. Ixi, muita coisa pra apenas três dias... Dei uma adiantada na minha leitura do terceiro livro da Crônicas de Narnia e anotei varias frases que estão entre os meus aprendizados do feriadão... Vou escrever sobre elas e depois sobre uma das coisas mais assustadoramente bonitas...

Frases retiradas do livro “O cavalo e seu menino”, de C.S.Lewis:

“Um barulho ouvido de manha, entre amigos, e uma coisa, e um barulho ouvido sozinho, à noite, e outra.”

 “Quando se esta com medo, o melhor e olhar para o perigo e ter por trás algo firme em que se possa confiar.”
“Quando se espera sozinho, o dia parece ter cem horas. [...] e pensar sozinho não faz as horas passarem mais depressa.”
“Nada assenta melhor a pessoas de gravidade e compostura do que suportar os males menores com resignação.”
“E por mais que a gente não queira pensar, mais a gente pensa.”
Minha primeira ideia era comentar sobre cada frase, mas resolvi deixa-las aqui pra ver que impressões elas causam em quem as le... eu me identifiquei com elas... Ele e genial, ne?! Eu acabo de perceber o quanto eu uso a palavra genial.. Mas não adianta tem frases de gênio mesmo, não tem outra palavra que descreva melhor...
Essas foram as coisas que eu aprendi no livro.. Mas pensei também como as vezes nos gostamos e nos apegamos a ideia de uma pessoa...Comecei a pensar em muitas historias que as pessoas contaram, em coisas que ouvi e ate mesmo senti.. E cheguei a conclusão que muitos, pra não dizer todos,  relacionamentos se baseiam na ideia que uma pessoa faz da outra... Às vezes nos temos dificuldades de deixar de sofrer por uma pessoa por causa de uma historia que criamos na nossa cabeça, damos responsabilidades as pessoas sobre as nossas vidas, que as vezes nem elas estão cientes do que esperamos delas... E, por isso, não podemos cobrar nada de ninguém, porque nem sempre as pessoas estão dispostas a ser pra nos o que nos esperamos que elas sejam, mas isso não faz delas pessoas mas ou faz com que mereçam menos o nosso amor e a nossa consideração... Somos responsáveis pelo que sentimos pelas pessoas.. E nem venham com essa de “aaaaah, meu coração faz cada coisa” ele faz coisa nenhuma... Nos escolhemos amar as pessoas.. Sabe por quê? O amor não e algo que venha assim do nada. Essa foi a coisa mais interessante que descobri nesse final de semana, e que o amor e algo cultivado, construído a cada tijolinho e porção de massa... Sabe, não e DNA que forma uma família, não e atração física ou uma faísca momentânea que cria uma historia de amor... A convivência, as manias, os segredos, as dores, as alegrias, as lembranças... São esses os responsáveis pelos laços que unem as pessoas, não e a toa que dizem que pais são os que criam e que o amor e uma flor que deve ser cuidada a cada dia... Porque e esse processo que alimenta os sentimentos... Sem aquele pensamento no final da tarde, sem aquela conversa inesquecível, aquela musica e aquela rotina... NENHUM SENTIMENTO sobrevive... Também e por isso que dizem que o que não e visto não e lembrado.. Não ver no sentido real da palavra, mas se você não trouxer certas pessoas e momentos a sua lembrança, eles vão caindo por entre seus dedos e qualquer sombra de sentimento fica pra trás... Espero ainda poder sentir a família que eu quero, alem de todas as que eu adotei para serem meus tios, primos, irmãos e pais... Quero muito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário