"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

terça-feira, 3 de maio de 2011

Profissão: Professora

Cena do filme "Escritores da liberdade" (pra variar)

Ano passado no dia dos professores escrevi um pouquinho sobre essa profissão tão importante na vida de todos e disse que escreveria mas sobre o assunto em outra oportunidade http://minhas-simples-ideias.blogspot.com/2010/10/professor.html e esse  dia chegou. Falar sobre isso exatamente hoje se deve ao fato de que hoje revi uma das melhores professoras que já tive na vida: Zédina Silva e conversamos muito sobre várias coisas e uma delas foi sobre como a convivência com os alunos faz com que seja desenvolvido um amor de amiga, às vezes de mãe ou de irmã, enfim um amor que se manifesta da forma que o aluno precisar, não sei se acontece com todo mundo, mas comigo sim, tenho a felicidade de dizer que 90% dos meus alunos são também meus amigos, que conversam comigo fora da sala de aula, que dividem segredos comigo e de quem com certeza eu sentirei muita falta quando eles pararem de conviver comigo por algum razão... E eh exatamente aí que eu quero chegar... Desde muito nova eu pensava que eu queria ter uma profissão na qual eu pudesse ser importante na vida das pessoas, queria ser médica pra poder curar o físico das pessoas, queria ser psicóloga pra ajudar as pessoas ouvindo-as e etc [a psicologia ainda eh minha segunda maior paixão (a primeira ainda eh a música), ainda vou fazer essa faculdade, se Deus quiser] e então por não tão acidente assim, acabei me tornando professora, antes de tudo e hoje quando conversávamos eu disse: eh o destino de todo professor, neh teacher, só passar na vida dos alunos e não ficar... aí falamos juntas, só no coração, né!? A convivência se vai, nossos alunos passam nos vestibuares ou vão embora da cidade ou simplesmente terminam o curso.. é o ciclo da vida... não quero ser pretenciosa de me achar tão importante a ponto de ficar na vida de todos os meus alunos, mas é o dever de todos os professores, fazer de tudo para que possamos ser significativos na vida de nossos alunos, não só pelo domínio dos conteúdos que precisamos ensinar, mas por aquee elogio surpresa, aquele dia que notamos a vontade de chorar, aquele colo ou pelo menos aquele ombro onde eles podem chorar, aquela risada dada com vontade, aquele dia que não tivemos vergonha de sentar no chão pra fazer companhia pra ele, aquele dia que cantamos desafinado ou afinado só pra alegra-los, dividir uma bolacha, ou um prato de miojo [hahaha] Enfim os pequenos detalhes que fazem toda a diferença em um relacionamento e que um dia poderão ser só lembranças, mas serão lebranças que farão a vida valer a pena... E para todos aqueles que acham qeu alunos e professores não podem ser amigos, vai a dica, podem sim, desde que haja respeito e o reconhecimento dos limites... Espero que entendam o que eu quero dizer e que todos os meus alunos, ou que já foram e os que ainda serão saibam que são parte muito importante da minha vida, não sei se sou importante pra vcs também, mas estou me esforçando para ser o que vocês precisam que eu seja, não o que vocês querem que eu seja...

12 comentários:

  1. Me fez chorar só de ler, imagina quando eu for um desses alunos que vai embora? És uma parte muito importante da minha vida, teacher. E não importa onde eu estiver sempre vou guardar todos os bons momentos que tivemos juntas. Você é muito, muito especial pra mim :)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, teacher!
    Sempre levarei você no meu s2. Além de ensinar, você é uma grande amigona, mesmo sendo da minha altura hehe
    Thanks for being in my life!

    Kiss :**

    ResponderExcluir
  3. Eita soulsister, agora mesmo me quebrate! Bom comentei no post anterior que o filme "Ponte para Terabítia" para mim era um dos melhores filmes que ja tinha visto.Bom olha aí um post com outro "favorite movie" meu "Escritores da liberdade"!Não tem, penso eu, melhor filme no gênero do que esse. Para nós (eu e tu my soulsister e outros "malucos" por aí, traduzindo = teachers)é a melhor motivação profissional que podemos ter. Sempre que estou desmotivada com meu trrabalho de docente ligo o note e assisto "Escritores da liberdade", pronto!Renovo minhas forças e minhas inspirações docentes revivem! Adorei este post miga e é claro os comentários dos teus "students" bjusss! E vê se para com esses posts pq estão acabando comigo, isso mesmo a coração peludo aqui também tems entimentos! Beijoss agora acabei mesmo.

    ResponderExcluir
  4. me fez lembrar da minha professora da 1° série, até hj eu passo por ela e paramos para conversar. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  5. Teacher... you became one of my best frinds!!
    you'll be able tu count with me for all times in our lifes!!
    Ahh!! I forgot... I loved this post! you could write a book about this subject!!
    Kisses teacher!
    I love you!
    P.S.: I our next class, don't forget the "miojo"! hahahaahaha

    Felipe Cidade Soares (I didn't need to say who write this text... but any way, if you don't remeber, I said my name!
    kisses

    ResponderExcluir
  6. descobri a formula pra ganhar comentarios nos posts, eh soh falar pros meus alunos que estou falando deles.. hahahaha muito obrigada a todos voces que comentaram e que fazem parte da minha vida todos os dias, de diferentes formas, mas em iguais proporcoes... amoooo!! que o post tbm seja motivacao pra outros professores, como a dai mesma disse... =D Thakns a bunch, guys!!

    ResponderExcluir
  7. Booom minha teacher , eu nunca vou esquecer de ti , vocee estrou na minha vida e vai permanecer nela por muito e muito tempo , voce é aquela teacher que compreende os alunos de toas as fomas e de ti eu nunca vou me separar , Haja o que houver , voce vai morar no meu coraçao ,
    Te Amo My Best Friend and Teacher ♥
    BY:Larissa Dagostim Here !

    ResponderExcluir
  8. NUNCA vou te esquecer teacher. voce é uma otima professora e amiga, e mesmo não tendo mais aulas contigo espero que agente tenha sempre contado, pois te adoro muitooo. hehe :) beijooos

    ResponderExcluir
  9. Nao posso deixar de comentar tambem neh..
    Esses dias aqui eu estaca triste com saudade das aulas e das discusoes em sala e saudade da facul.. liguei a tv e estava passando "escritores da liberdade" mal comecei a assitir e ja estava com os olhos cheios de lagrimas, alem de o fipme ser lindo e tem uma motuva cao maravilhosa para nossa vida, sem falar do Dr Sheperd,,, hehehe. Ele me faz lembrar de uma fase da facul que ao mesmo tempo que foi triste, foi quando acordeii para o que eu realmente queria da minha. Nao sao so musicas que marcam alguns momentos da vida os filmes tem sua grande procentagem, pois musicas sao momentos e filmes retratam alguns momentos parecidos com que temos em nossa vida.
    Bem eu nem sei mais o que falar pois quando assisti essefilme aqui era como se eu estivesse ai, lembrava de muitas coisas boas e ainda lembro de muitas coisas.... e coisas muito boas...
    Acho que comecei a falar de uma coisa e terminei em outra..
    Anyway I miss you teacher...
    Take care..
    Xoxo...

    ResponderExcluir
  10. Aiai...oq dizer? nada! vc já disse tudo,é só agradecer por esse seu dom de escrever e de transmitir com palavras simples tudo aquilo que sentimos como alunas e tbm como professoras.Lendo o comentário da Dani,senti saudades da turma,dos conflitos,das explanações do Prof Otávio,das palavras doce da Zédina,e da Márcia com a força de uma gigante para defender a profissão,da prof Marilane,áh que gramatiqueira!!!kkkk competente,doce,engraçada... aiaiai quero um dia ser um 1/3 do que ela é... a minha vida de aluna se resume em agradecimentos a todos meus professores. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. ah teacher quando eu terminar esse curso de ingles ou ir embora de aru
    vou sintir tua falta teacher
    hehehe
    pelo q tuh me ensina e ainda vai ensina
    e pela amizade
    das conversas
    na aula
    agente tentando faezr tu rir
    kkkkkkk
    de td
    uahsuahsauhsahus
    mais sempre em comunicação hehe :)

    ResponderExcluir