"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fotografia...


Há muitos anos atrás não lembro bem em que serie eu estava , mas creio que na sexta ou sétima, uma professora perguntou qual foi, na nossa opinião a maior invenção do homem, lógico que muitas pessoas disseram a internet, a geladeira, o telefone, a energia elétrica em si, coisas sem as coisas hoje e praticamente impossível se viver sem já eu talvez num momento de puro lirismo no qual não pensei nem por um momento de racionalidade disse A FOTOGRAFIA. Se você me perguntar, mas Aline tem cabimento você escolher uma coisa tão surperflua, sendo que existem varias outras coisas super essenciais como o chuveiro quente e o forno microondas, dentre outras?  Tem cabimento, sim, porque o simples clique no botão da câmera fotográfica pode prender um momento... Não estou louca e todos vocês bem sabem disso, porque certamente nunca mais acontecera nada igual aquele momento ali em que o clique da maquina fotográfica pegou aquela careta, ou a lagrima, ou a tentativa frustrada de uma pose glamourosa ou um instante de triunfo.. A maioria das pessoas se olham e dizem “ai como eu estou horrível nessa foto”, “cruzes, como eu poderia usar uma roupa dessas?”, “por que será que eu não apaguei essa vergonha?”, “se o Thiago ver isso, eu morro”, “mãe, nem pense em mostrar as fotos de mim pelada na banheira com 3 meses de idade pro Carlinhos”, “nossa, como eu tava gorda” [superimitei a Martha Medeiros agora, ela que sempre coloca esses exemplos com pessoas, eh inevitável acabamos querendo fazer o que as pessoas que admiramos fazem pra ver se da certo, mas lógico que eu não chego aos pés dela, enfim acabei de fugir do assunto]...
Mas uma foto e muito mais que uma roupa que saiu de moda pra tirar sarro ou um sorriso que “da pra colocar no Orkut ou no facebook ou mesmo usar como avatar no twitter”, uma foto eh sentimento, eh emoção, eh lembrança, eh aquele momento seguro de não cair no esquecimento para sempre, mas poder ser revivido a cada olhada, eh aquele dia que abrimos uma caixa e encontramos todas as nossas emoções antigas que estão ali para nos lembrar de quem nos somos e porque o somos...  as amigas do terceiro ano fazendo escadinha no colegio, o abraço de despedida antes da longa viagem, as olheiras da noite anterior sem dormir, o dia que alguém te maquiou por brincadeira, a primeira sujada de papinha no babador, aquele beijo que você nunca deu, mas quis muito dar, aquela descida de skate, de patinete, de bicicleta, de ski ou de snowboard, a risada espontânea com os amigos, perder a vergonha e cantar em um restaurante cheio de gente, o dia em que o sol e o vento estavam de bem com o seu cabelo, a foto de avacalhacao que você não tem vergonha de mostrar mesmo tendo saído ridícula, simplesmente pelo que o momento significa, a festa de aniversario surpresa, o sonho do diploma ou do altar.. Enfim um turbilhão de sentimentos que vem a tona, mesmo que você olhe para aquela fotografia por apenas 10 segundos ou menos varias vezes pelo resto de sua vida... 

5 comentários:

  1. É,Nine vc tem razão,realmente a fotografia é um descobrimento inspirador(nossa) kkk. Eu parei para ler esse texto e na hora que percebi q o assunto seria a fotografia,adivinha oq me veio a ideia? Difícil não?
    As nossas fotos da facul,não que eu desejo,mas em breve será a única lembrança dessa turma maravilhosa,digo isso pq as pessoas vão achar caminhos diferentes e acabamos nos afastando mais e mais,então só nos resta olhar as fotos com saudade e sorrir lembrando de anos perfeitos e com desejo de que todos tenham encontado a felicidade plena!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa, josi, isso eh muito verdafde mesmo... eh uma coisa que chega a assustar, mas nao precisamos ir klonge pq isso jah aconteceu conosco, quando olhamos as fotos de quando eramos em 70 lembra?! soh lembrancas e pensamentos, devaneios sobre onde cada um esta nesse momento.. queria poder eviar isso, mas eh a vida.. as coisas mudam as pessoas seguem outros caminhos e soh o que podemos fazer eh ainda agradecer pelas lembrancas ao nves de lamentar a separacao...

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita pra comentar sobre 'fotografias' rs... Mas é bem isso mesmo Line, pra mim, fotos são nada mais, nada menos que nosso passado presente... Ao olharmos fotos antigas, de certa forma, revivemos um pouco da nossa história, relembrando momentos únicos, inesquecíveis, momentos, talvez, eternos... Adorei o texto, e viva a máquina fotográfica!!!

    ResponderExcluir
  4. Muitto legal..
    E pior que é vdd!!
    Toda foto tem uma lembrança dentro =]

    ResponderExcluir
  5. Ah, que saudade que bate ao ver as fotos antigas :(

    ResponderExcluir