"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aprendendo com as perdas


Hoje conversando com minha aluna Laís me surgiu esse tema que acho que e muito pertinente nas nossas vidas, mas na maioria das vezes não gostamos nem de pensar sobre. Perder não e fácil, ate mesmo quando se trata de um objeto, quanto mais quando e alguém amado por nos. Existem varias formas de perder alguém, uma separação através de uma briga ou mesmo apenas a perda de contato e a forma mais definitiva, a morte.

E difícil imaginar a vida sem aquelas pessoas que mais amamos, mas infelizmente esse e o ciclo da nossa vida, a única certeza que temos e não podemos impedir ninguém de nos deixar dessa forma, assim como imprevisivelmente podemos também deixar esse mundo. Embora seja complicado aceitar e encarar dessa forma quando se trata de nos mesmos, precisamos ser realistas. Aquela frase famosa “As pessoas só aprendem a dar valor quando perdem.” E real em vários aspectos, porque quando perdemos alguém começamos a dar valor a coisas simples como a nossa própria vida, mas não deveria ser assim. Desde que nascemos sabemos que um dia morreremos, cada um com sua crença do que acontecera depois, mas todos de alguma forma a cada dia vivido caminham para o fim e por que só pensamos nas coisas que são importantes para nos na hora que a morte vem roubar a alegria de uma família? Por que precisa chegar perto de nos para pararmos e analisarmos o que tem sido feito dos nossos dias, não deveríamos nos estarmos atentos a isso todos os dias? O valor a pessoa perdida e ainda pior quando só chega depois da perda, porque o amor não pode mais ser demonstrado, temos de amar e demonstrar o nosso amor enquanto ainda temos a pessoa conosco, outra perda que não deve ocorrer e a da oportunidade de dizer “eu te amo”, “muito obrigada”, “você fez a diferença na minha vida em tal momento” e demonstrar o carinho que temos pelas pessoas. Às vezes algumas pessoas fazem parte da nossa vida não de uma forma tão intensa e rotineira, mas nos temos um carinho tão grande por elas e não as deixamos saber... Precisamos aproveitar todos os momentos da nossa vida para deixar marcas na vida das pessoas, obviamente marcas de alegria, de amizade, de amor e de solidariedade, pois quando nos formos são estas marcas que deixaremos no mundo. Como você gostaria de ser lembrado pelas pessoas com quem você convive? Qual a memória que você quer deixar para aqueles que ouvirão falar de você? Pense nisso em cada ação, em cada gesto, em cada palavra...

Salomão com toda a sabedoria que pediu pra Deus e que Deus, de fato, lhe deu, um dia, já na maturidade escreveu: “E melhor ir a um velório do que a uma festa”. Quando tudo esta bem nas nossas vidas, raramente paramos para pensar no que pode nos acontecer, no que temos a perder e em como nossas ações devem ser pensadas e repensadas, mas quando nos deparamos com a morte de um ente querido ou ate mesmo de uma pessoa que nos pega de surpresa, começamos a refletir sobre a efemeridade da vida, como semelhante a grãos de areia, ela escorrega por entre nossos dedos e nos não temos como impedir isso.

Vamos tentar refletir melhor sobre nossas vidas, sem a necessidade da dor afligir nossos corações, vamos olhar para aqueles que amamos e demonstrar isso antes que estejamos quase os perdendo, vamos deixar nossa marca na vida das pessoas a nossa volta, mesmo que elas apenas passem por nos, vamos pensar que por mais que sejamos vistos apenas uma vez por alguém, se algum gesto nosso for significativo, nunca seremos esquecidos, mesmo que ela nem saiba o nosso nome, nos seremos sempre lembrados como “aquela pessoa” que fez “aquilo” por mim. Sejamos sempre pessoas que os outros possam lembrar com carinho e ter uma historia gostosa pra contar, não para que tenhamos algum tipo de destaque, mas sim porque o que fazemos em vida e como tocamos a vida das pessoas importa muito mais do que qualquer outra coisa...

Bom, pessoal, fiquem todos com Deus, ate a próxima!

3 comentários:

  1. Eu te adoro, teacher! Você faz diferença pra mim, e não só nas sextas-feiras! hahaha

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Adorei Aline, você usa divinamente as palavras...parabéns! exprimisse bem as idéias que conversamos aquele dia. 10 pra vc! haha =) com tês estelinhas! ;) Beijinhos e até hoje a noite!

    ResponderExcluir
  3. fiquei louca haha nem eh hj!
    mas estou aqui fazendo as tarefinhas! hahaha
    =**

    ResponderExcluir