"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A importância o perdão


Resolvi falar de algo muito importante e pouco praticado nos dias de hoje, o perdão. Outro dia ouvi uma pregação em relação a isso falando sobre a oração “Pai nosso” que e muito comum em todas as religiões cristas. As pessoas dizem “perdoa-nos assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendido”, certo?! Mas muitas vezes ficam de mal com amigos, brigam com pessoas queridas e deixam que uma simples palavra continue ferindo o coração de novo e de novo. E tão fácil nos magoarmos com uma palavra ou frase dita em outro tom, mas tão complicado renunciarmos a nossa magoa em favor de um relacionamento saudável. Quantos amizades se destroem por causa de um mal entendido que o orgulho não deixa voltar atrás e pedir perdão? O quanto dói assumirmos que erramos ou tentarmos recuperar o carinho de uma pessoa? Precisamos começar a ter a noção de que não vivemos pra sempre e também não vivemos sozinhos nesse mundo. Por mais complicadas que as pessoas possam ser, ganhamos muito mais tentando manter um bom relacionamento com todos. Não e fácil muitas vezes dar o braço a torcer e na hora da raiva dizemos muitas coisas, não e simples tirar um espinho da carne e sempre sangra, mas e muito melhor ficarmos livres dele e por mais que a cicatriz demore a desaparecer ou talvez nunca desapareça, ela será como as cicatrizes de guerra que nos lembram que por mais que as feridas tenham machucado muito, nos sobrevivemos e podemos dizer que aquelas experiências fazem parte do que nos somos. Gente, as vezes uma única palavra dita da maneira errada em um momento compromete muito mais do que simplesmente aquela relação, as pessoas que magoamos por causa daquela magoa podem levar a dor a outras pessoas e aquele ciclo não termina. Embora precisemos pensar bastante no hoje e vivermos nossas vidas todos os dias como se eles fossem o ultimo, e preciso ter consciência também de que se ele não for o ultimo todas as nossas ações terão consequências no futuro e as vezes não atrapalhamos a vida de ninguém com o nosso sofrimento, mas deixamos de contribuir, o que de alguma forma já e um atrapalho.

Muitas vezes pensamos que nossas ações não fazem diferença nenhuma no mundo e nos firmamos nisso, nesse pensamento, pode-se dizer ate egoísta, de que se não somos ovacionados e porque ninguém percebe nossas ações e assim justificamos a nossa constante falta de arrependimento e a nossa coragem de magoar e nunca perdoar, “porque já que ninguém se importa comigo eu não estou mais nem ai mesmo.” Um abraço pode salvar uma vida de culpa, de amargura, de falta de amor. Não negue o perdão a quem pede e não deixe de pedir perdão ou dizer o que você sente, se você acha que tem a razão por determinada situação, o perdão nos liberta da prisão que e o rancor e cada vez que pensamos eu não vou atrás, eu não fui a culpada, e uma contribuição que nos damos para que o mundo corra para a sua destruição. Pensem bem se não nos igualamos aqueles que promovem a guerra quando deixamos que uma simples palavra não dita, uma conversa não esclarecida destrua relações que poderiam acrescentar e muito nas nossas vidas.

Ninguém e perfeito e eu não sei se consigo por em pratica exatamente como escrevi tudo aqui, mas e uma reflexão a se fazer, pois se dizemos pra Deus nos perdoar como nos perdoamos, estamos para Ele agir conosco da mesma maneira que agimos para com os nossos semelhantes. E será que a forma que estamos tratando as pessoas a nossa volta e realmente a maneira que gostaríamos de ser tratados?

Fica o pensamento e a certeza de que cada vez que perdoei e que perdi perdão só me fizeram crescer e eu sempre oro para que o Pai me conceda sempre a capacidade de perdoar verdadeiramente e assumir quando erro... Vale aqui a oração que Davi fez e que eu acho que tem tudo a ver com o que precisamos aprender com o Senhor que nunca se cansa de perdoar e nos ama incondicionalmente.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51:10

Que possamos todos ter o coração puro de tudo o que nos faz mal e de todo sentimento que nos destrói por dentro e chegarmos a ter um coração igual ao do Pai, como a musica do Diante do Trono fala.

Bom, pessoal, eu escrevi muito, não sei se todos terão paciência para ler, mas creio que Deus tem os seus propósitos em tudo o que eu estou escrevendo aqui, beijão...

3 comentários:

  1. Precisamos sim do perdão: precisamos perdoar e sermos perdoados. Adorei o assunto my soulsister...

    ResponderExcluir
  2. "Pensem bem se não nos igualamos aqueles que promovem a guerra quando deixamos que uma simples palavra não dita, uma conversa não esclarecida destrua relações que poderiam acrescentar e muito nas nossas vidas." Não preciso falar que o texto todo foi perfeito e pensei muito com ele. mas essa parte em especial...
    Obrigada por me conceder isso, o perdão. Gostei muito do seu blog e estarei sempre de olho aqui. Mto sucesso nele e em tudo o que você fizer.
    Que possamos adicionar mais páginas na nossa história sem ter que pedir tanto perdão!

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu fui uma das que teve "paciência" e leu tudo, teacher! Não pq sou puxa saco, é pq adoro ler o que vc escreve, as suas ideias... Perdoar é difícil, pedir desculpas também... Mas são algumas das coisas que tornam os seres humanos melhores. :)

    Adorei esse post! #superreflexãoaqui... :P

    Beijão

    ResponderExcluir