"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Para o dia do amigo...AMIZADE MAIS VERDADEIRA DE TODAS!

A psicologia do desenvolvimento explica que em determinadas fases da nossa vida os amigos tem um papel tão importante que acabam sendo colocados acima até mesmo da nossa família. A questão é que a minha mãe não tem conhecimento sobre psicologia do desenvolvimento, porém tem muito conhecimento de vida mesmo. Muito sábia a minha baixinha, sim, ela consegue ser mais baixa que eu. Foco, Aline. Ok. Então por causa de toda essa situação eis que quando eu tinha uns 9 anos de idade e insistia em chamar as pessoas de amigas, ela me ensinava algo que na época parecia um exagero para mim, mas que hoje entendo muito bem. Ela dizia assim: essas pessoas aí não são tuas amigas, são tuas colegas, tuas conhecidas, amigo a gente leva tempo pra saber quem são. A mãe não tinha o conhecimento da formação de grupos e sensação de pertencimento de que as pessoas precisam nessa época da vida. Pois bem, o dia que eu chamei alguém de minha melhor amiga mesmo foi o fim da picada pra dona Maria. "Menina, a melhor amiga qeu a gente tem é a nossa mãe", ela me disse com seu sotaque serrano e ali se dera o título de minha melhor amiga. Eu, com a minha cabeça de menina pensei: Mãe é mãe, nada a ver melhor amiga. Bem, hoje eu não tenho ainda a cabeça da minha mãe, mas entendo que o que ela me disse naquele dia é a mais pura verdade. As meninas daquela época só fazem parte de boas lembranças, brincadeiras e estão na minha página do Facebook, mas a minha mãe, essa é pra sempre, com os melhores conselhos, o melhor abraço, as melhoes piadas que ela nem sabe qeu são piadas, a melhor comida, o sorriso mais bonito e o jeito maravilhoso de ver a vida. Eu amo minhas amigas, cada uma com seu jeito único e sua característica única, todas me provaram ser minhas amigas por estarem comigo em momentos difíceis, mas a minha melhor amiga de todas é a Maricota, a Mariazinha, a mãe. Ela me ensinou muitas coisas, ela é sem dúvida uma grande mulher, não só porque é minha mãe, mas porque cativa a todos e é um exemplo de garra, força, determinação, fé e bondade. E hoje foi, sem sombra de dúvida, o melhor dia do amigo que já tive, porque passei o dia inteiro com ela, a minha melhor amiga pra sempre. Tem sido dias difíceis, sim, mas não é sobre eles que quero falar. Quero falar sobre a amizade sem fim que deve existir entre pais e filhos, os laços que não devem se romper de jeito nenhum. O esforço que se deve fazer para cultivar bons momentos em família, para crescermos, para sermos bons e felizes, afinal de contas, a felicidade está nas pequenas coisas, nos sorrisos e gargalhadas, no aperto de mão forte, no carinho, no abraço, em dias de pipoca e chimarrão, bem, esse último é bem particular meu e da minha mãe. Hoje celebrei a nossa amizade, ela não sabe disso, mas tenho certeza que sente... Que eu possa ser uma boa mãe um dia, que eu seja a melhor amiga dos meus filhos e que eu tenha mais dias do amigo com a minha mãe, melhores do que hoje.

8 comentários:

  1. Well written dear. The best way to honor a best friend is to let him know about it . You did it! She knows that you are her best friend. You have a love history with her. I love you

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Aline.. pelo texto, pela mãe, pela amizade, pela compreensão da importância das verdadeiras amizades... pela esperança de ser uma boa mãe.... Grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Aline , bateu aquela saudade da minha amiga,que hoje não posso mas abraçar e beijar (Mãe). Texto muito lindo e verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ale!! Imagino a saudade que você sente, só mesmo o Senhor pra confortar o nosso coração, pois é uma saudade que nunca acaba, neh?!

      Excluir