"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original." Albert Einstein

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A importância o perdão


Resolvi falar de algo muito importante e pouco praticado nos dias de hoje, o perdão. Outro dia ouvi uma pregação em relação a isso falando sobre a oração “Pai nosso” que e muito comum em todas as religiões cristas. As pessoas dizem “perdoa-nos assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendido”, certo?! Mas muitas vezes ficam de mal com amigos, brigam com pessoas queridas e deixam que uma simples palavra continue ferindo o coração de novo e de novo. E tão fácil nos magoarmos com uma palavra ou frase dita em outro tom, mas tão complicado renunciarmos a nossa magoa em favor de um relacionamento saudável. Quantos amizades se destroem por causa de um mal entendido que o orgulho não deixa voltar atrás e pedir perdão? O quanto dói assumirmos que erramos ou tentarmos recuperar o carinho de uma pessoa? Precisamos começar a ter a noção de que não vivemos pra sempre e também não vivemos sozinhos nesse mundo. Por mais complicadas que as pessoas possam ser, ganhamos muito mais tentando manter um bom relacionamento com todos. Não e fácil muitas vezes dar o braço a torcer e na hora da raiva dizemos muitas coisas, não e simples tirar um espinho da carne e sempre sangra, mas e muito melhor ficarmos livres dele e por mais que a cicatriz demore a desaparecer ou talvez nunca desapareça, ela será como as cicatrizes de guerra que nos lembram que por mais que as feridas tenham machucado muito, nos sobrevivemos e podemos dizer que aquelas experiências fazem parte do que nos somos. Gente, as vezes uma única palavra dita da maneira errada em um momento compromete muito mais do que simplesmente aquela relação, as pessoas que magoamos por causa daquela magoa podem levar a dor a outras pessoas e aquele ciclo não termina. Embora precisemos pensar bastante no hoje e vivermos nossas vidas todos os dias como se eles fossem o ultimo, e preciso ter consciência também de que se ele não for o ultimo todas as nossas ações terão consequências no futuro e as vezes não atrapalhamos a vida de ninguém com o nosso sofrimento, mas deixamos de contribuir, o que de alguma forma já e um atrapalho.

Muitas vezes pensamos que nossas ações não fazem diferença nenhuma no mundo e nos firmamos nisso, nesse pensamento, pode-se dizer ate egoísta, de que se não somos ovacionados e porque ninguém percebe nossas ações e assim justificamos a nossa constante falta de arrependimento e a nossa coragem de magoar e nunca perdoar, “porque já que ninguém se importa comigo eu não estou mais nem ai mesmo.” Um abraço pode salvar uma vida de culpa, de amargura, de falta de amor. Não negue o perdão a quem pede e não deixe de pedir perdão ou dizer o que você sente, se você acha que tem a razão por determinada situação, o perdão nos liberta da prisão que e o rancor e cada vez que pensamos eu não vou atrás, eu não fui a culpada, e uma contribuição que nos damos para que o mundo corra para a sua destruição. Pensem bem se não nos igualamos aqueles que promovem a guerra quando deixamos que uma simples palavra não dita, uma conversa não esclarecida destrua relações que poderiam acrescentar e muito nas nossas vidas.

Ninguém e perfeito e eu não sei se consigo por em pratica exatamente como escrevi tudo aqui, mas e uma reflexão a se fazer, pois se dizemos pra Deus nos perdoar como nos perdoamos, estamos para Ele agir conosco da mesma maneira que agimos para com os nossos semelhantes. E será que a forma que estamos tratando as pessoas a nossa volta e realmente a maneira que gostaríamos de ser tratados?

Fica o pensamento e a certeza de que cada vez que perdoei e que perdi perdão só me fizeram crescer e eu sempre oro para que o Pai me conceda sempre a capacidade de perdoar verdadeiramente e assumir quando erro... Vale aqui a oração que Davi fez e que eu acho que tem tudo a ver com o que precisamos aprender com o Senhor que nunca se cansa de perdoar e nos ama incondicionalmente.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51:10

Que possamos todos ter o coração puro de tudo o que nos faz mal e de todo sentimento que nos destrói por dentro e chegarmos a ter um coração igual ao do Pai, como a musica do Diante do Trono fala.

Bom, pessoal, eu escrevi muito, não sei se todos terão paciência para ler, mas creio que Deus tem os seus propósitos em tudo o que eu estou escrevendo aqui, beijão...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A força da mulher


Tenho uma grande amiga e uma grande professora, Daiane e Márcia, e ambas participaram de um simpósio promovido pela UFSC na semana passada, um big evento com pessoas de todo o mundo, em media 4500 participantes, 2200 apresentações entre mesas redondas e palestras e 190 pôsteres de artigos. Dentre esses estavam os delas. Como não podemos estar necessariamente em todos os lugares que gostaríamos eu não pude ir com elas, mas fiquem muito contente por saber que o artigo da minha amiga foi muito elogiado, afinal é um tema muito pertinente: a linguagem sexista. Vale se perguntar porque o mundo evoluiu tanto, as pessoas tem cada vez mais a mente aberta, mas ainda existem preconceitos repulsivos e medíocres, como por exemplo em relação da posição feminina na sociedade. Não acho que devemos ser igualadas aos homens, nem muito menos rebaixá-los, acho, simplesmente, que cada um merece o devido respeito e consideração. Chega de briguinhas tolas e guerra dos sexos, cada um com suas funções e sua parcela de contribuição no mundo. Ninguém é melhor do que ninguém, somos todos parte de um todo e precisamos colaborar para a harmonia nesse mundo. Existem tantas questões importantes para nos preocuparmos, por que ainda perdemos tempo com picuinhas? Por que casamentos ainda são destruídos pela ideia machista de que a mulher precisa ficar em casa enquanto o marido da o sustento da família? por que ainda existem brilhantes profissionais sofrendo discriminação no seu meio de trabalho por causa de um preconceito idiota que se estende ao longo dos anos? Por que as próprias mulheres se rebaixam em determinadas ocasiões? Enfim por que continuar nesse ciclo vicioso que é todo e qualquer tipo de diferenciação entre as pessoas. Quando pararemos de ser consideradas através do tamanho do nosso manequim e da quantidade de maquiagem que passamos? Quando as mulheres não serão mais associadas a produtos de limpeza e eletrodomésticos? Quando as propagandas e a mídia parara de veicular imagens que colocam a mulher em uma posição de inutilidade intelectual? (Nossa, agora que percebi o quanto esse post soa revoltado, hahaha)



Pessoal, fica o questionamento impulsionado pelas discussões em sala de aula e afins.. Cada pessoa deveria refletir sobre esse tema e ter coragem de mudar de ponto de vista se o seu ainda é aquela velha ideia de que os meninos devem ser criados desde pequenos para a vida no mundo e as meninas para o conforto do lar... Acredito que ambos devem ser preparados para os mesmos tipos de experiências, para não serem pegos de surpresa mais tarde, cada mulher tem direito a ser mãe, esposa, profissional, dona de casa, mulher, amiga e não sofrer nenhum tipo de preconceito pelas escolhas que faz.



Em uma das mesas redondas que a Daí participou, ela contou que a palestrante falava sobre a imagem feminina em series americanas e uma das personagens mencionadas foi a Brenda do seriado The Closer, personagem pelo qual a atriz Kyra Sedgwick conquistou o Emmy de melhor atriz. Essa personagem é um exemplo de como ainda existe a ideia de que uma mulher não é boa o bastante para profissões tipicamente masculinas, no caso dela investigadora chefe. Assisti apenas um episodio até agora, mas acredito que ao longo das 5 temporadas que já existem ela vai mostrando pouco a pouco o seu valor e garantindo o seu espaço, mas não precisaria ser assim se as pessoas tivessem suas ideias mais maleáveis e não ficassem tão apegadas a conceitos obsoletos.



Fica a dica de reflexão ai, aberta a discussões e sugestões... Conhecendo minha professora como eu conheço, tenho certeza que voltarei a falar sobre isso aqui, porque ela sempre sugere debates a respeito desse assunto..



Ate mais, pessoal, fiquem com Deus!!!



“A mulher sabia edifica sua casa, mas a tola, com suas próprias mãos a derruba.” Pv 14:1


domingo, 29 de agosto de 2010

Apresentações


Há algum tempo venho cogitando a ideia de manter um blog para postar minhas opiniões sobre as coisas que fazem parte da minha vida. Penso que muitas vezes uma palavra dita ou mesmo lida no momento certo pode nos ajudar e muito, então postarei aqui sobre assuntos que façam parte do meu dia-a-dia, que eu ache ou não relevante, que eu precise escrever, que eu pense que alguém precisa ler ou mesmo algum questionamento que eu tenha esperança de que alguém compartilhe comigo uma resposta, uma conclusão ou ate mesmo um.. “Cara, nunca tinha pensado nisso.”

Sou professora de inglês, quase formada em letras, então sou completamente apaixonada por linguagem, literatura e afins. Nesse caso, preparem-se (ou não, depende da vontade de vocês) para muito ler sobre livros, educação e formação de personalidade, adoro falar sobre os problemas que assolam a nossa geração e sobre o dever do professor de ser um mediador entre o aluno e o mundo que ele vai enfrentar ai fora. Estava destinada a estudar psicologia (e ainda vou), então provavelmente comentarei muito sobre as características instigantes dos seres humanos e sobre a responsabilidade e influencia das relações na nossa personalidade. Sou apaixonada por series de TV, filmes e musica, logicamente também escreverei muito sobre isso aqui. E por fim, sou evangélica, apaixonada por Jesus e sedenta por estar mais e mais em Sua presença, preocupada com questões como missões, chamado, crescimento na Fe e a escravidão do pecado, com certeza citarei muitos versículos e tentarei passar tudo o que Deus coloca no meu coração, nas mais diversas situações.

Pode ser que pouquíssimas pessoas leiam os meus posts, mas se alguma palavra fizer diferença na vida de uma única pessoa, com certeza terá valido a pena...

Para não ficar somente nas minhas palavras vou deixar 3 versículos que eu adoro:

Is 55:9-11
"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."


Fiquem com Deus, até mais!!